Um belo dia de 2018 eu, sabe-se lá por que motivos, fui procurar matérias sobre meia idade na Internet. Afinal.. Né? 46 anos, hora de começar a pensar no assunto.
Eu, 46 anos e bem blogueirinha!
Eis que para minha surpresa e um leve desespero, descobri que a meia idade começa aos 35 anos! Estou há 11 anos nessa jornada e nem sabia 😮😮😮
Sim querid@s. A chamada meia idade pelos critérios clínicos, vai dos 35 aos 58 anos. E a partir daí entramos na chamada 3a idade.
Fiquei muito chocada, viu! Ensaiei uma crise, mas não tenho vocação pra isso 😂😂😂
Então somos crianças ate os 18 anos e considerados “adultos jovens” por mais 18 anos apenas? Dos 76 a 80 anos que a nossa expectativa de vida nos confere? Isso me pareceu bem injusto viu!! Sem contar que eh bem injusto que justamente quando a gente alcança a sabedoria ao longo da nossa trajetória, nosso físico começa a dar sinais do tempo!
E ainda assim, com os avanços da ciência e da tecnologia, hoje chegamos aos quase 50 anos muito mais jovens fisicamente, do que nossos pais quando chegaram a essa mesma idade.
Angela Basset, 58 anos. Diva!!!
Claro que isso vai depender do estilo de vida e de condições sócio-econômicos de cada pessoa, mas eh fato que hoje temos condições de ter uma vida plena, produtiva e com saúde ate a casa dos 80 anos, dependendo da vida que se leve.
Viola Davis, Rainha! 51 anos
Uma coisa que observo, eh que as preocupações foram mudando com o tempo, e eh natural que seja assim. Esse post poderia ser sobre beleza e estilo nessa altura da vida mas sobre isso falo lá no Instagram Cacau Style rsrsrs
Tenho muitas outras preocupações em mente. E olhando para o futuro, o que ocupa a minha mente atualmente :
Família – Especialmente meus pais, já idosos. Estar tão presente quando possível e dedicar tempo de qualidade a eles.
Relacionamentos – Sou casada há 10 anos..e pretendo continuar [e digo PRETENDO porque…neh? Só 50% dessa decisão esta nas minhas mãos 😇😇😇] E os relacionamentos também se transformam ao passo que , individualmente, nos transformamos. Viver junto e planejar uma terceira idade a dois também eh um desafio nesses tempos de incertezas de toda a sorte. Para além dos relacionamentos amorosos, amizades também vem, se consolidam ou mudam, com o passar dos anos. E felizmente, novas amizades também chegam a cada nova fase da vida.
Aposentadoria – A reforma da previdência parece ser inevitável. Eu completo 25 anos de contribuição esse ano. Conseguirei me aposentar? Quando? E o que fazer DEPOIS? E falando nisso….
Carreira- Num Mercado de trabalho em transformação constante, como me adaptar e permanecer empregavel no mundo atual, com mais de 50 anos?
Saúde – Seja o que acontecer nos 03 primeiros itens, preciso de saúde para os próximos 30 a 40 anos da minha vida! A obesidade esta sob controle, mas o avanço da idade traz seus próprios desafios, independente do peso – começando pelo Climatério que eh beeem complicado viu? Como lidar com os desafios a frente e manter a saúde física, mental e emocional?
Velhice – Sim, velhice! Escolhi não ter filhos. E não tenho sobrinhos. Como será minha vida daqui a 30, 35 anos? Quem estará ao meu lado até então? Terei condições de seguir realizando meus sonhos até lá? Terei organizado a minha vida para conseguir viver dignamente na velhice?
Meus sonhos – Eu tenho a minha Bucket List – uma lista de coisas que quero realizar antes de morrer. Como não sabemos a data, eh uma lista de coisas a ser realizadas assim que as condições permitirem. Quantos deles conseguirei realizar, e quantos ainda estão por brotar no meu coração?
Sociedade – Como mulher negra e periférica, me pergunto, que mundo nos espera no futuro? Acima de tudo como eu posso ajudar a construir e modificar para melhor o mundo que eu quero viver?
Essas e muitas outras preocupações povoam minha mente enquanto uma mulher de meia idade. E o passar dos anos tem me feito refletir sobre o que tem REALMENTE importância e abandonar preocupações com coisas que não merecem. Sim, a maturidade pode fazer de nos pessoas melhores, mais leves e felizes com a vida..tudo depende do que escolhemos levar conosco, de memórias, aprendizado e mesmo quem escolhemos deixar fazer parte das nossas vidas. Alias, a grande lição da maturidade eh aprender que podemos ter ESCOLHAS!
Sigo, vivendo, planejando, realizando e agradecendo… Mas pensando nos tempos a frente. Vivendo um dia de cada vez, e tentando planejar o futuro – que ja esta ali na esquina!
E vocês? Como tem lidado com o passar dos anos? Como se ve daqui a 10, 15 anos? Me conte!