Cacau Style

  • Autocuidado
  • Finanças
  • Desenvolvimento Pessoal
  • LifeStyle
  • Consultoria de estilo
  • Contatos
segunda-feira, 07 setembro 2020 / Published in Desenvolvimento Pessoal

180 dias de Covid-19

Essa semana completo 180 dias desde a ultima vez que saí de casa sem medo de contrair o covid-19.

07/março/20, Feira do Lavradio. Éramos felizes. E sabíamos!

É difícil de acreditar o quanto a nossa vida mudou em 2020. E tem sido muito complicado vivenciar uma pandemia, uma situação sem data para terminar, que até momento, no Brasil, causou oficialmente 126 mil mortes e mais de 4 milhões de casos. Decidi aproveitar esse marco dos 180 dias e refletir sobre o que mudou no meu cotidiano desde então.

FAMÍLIA – Essa sem dúvida é a parte mais complicada pra mim. Desde março não entro na casa dos meus pais, não os abraço, não passo tempo na casa, com eles. Vou lá semanalmente, e fico sentada do lado de fora conversando, sentada na escada da vizinha. Para eles também tem sido penosa toda essa situação, especialmente para o meu pai, que temos cercado de cuidados para que não se exponha a contaminação.
Na minha casa só eu consegui fazer um isolamento mais efetivo, já que meu marido e enteada têm trabalhos que exigem que eles estejam na rua.
Felizmente, passados 06 meses só um dos meus irmãos teve a doença e a recuperação dele foi tranquila. Sou muito grata por isso!

TRABALHO – Eu já trabalhava em regime flexível – ia para o escritório alguns dias na semana e podia escolher que dias ficar em casa. Com a pandemia, passei a ser 100% home office. O escritório do meu atual empregador está fechado por tempo indeterminado.
Trabalhar em casa traz vantagens mas também muitos desafios. É um alivio não ter que enfrentar o trânsito e o medo da violência diariamente, especialmente numa cidade como o Rio de Janeiro, e é maravilhoso ganhar mais algumas horas de sono.

Por outro lado, não estou em casa sozinha (o que acontecia num dia normal antes da pandemia). Home Office com casa cheia e barulho, é infernal! #ProntoFalei.

12/março – O último dia “normal” do ano, para mim.

Outra questão: eu não tenho um escritório em casa. Não havia me planejado pra isso quando comprei o imóvel 10 anos atrás. Aproveito vários espaços improvisados em casa para trabalhar, mas definitivamente preciso de um espaço para chamar de meu, para trabalhar e desenvolver meus projetos, e isso ficou ainda mais evidente nesse período.

Além disso, a carga de trabalho aumentou imensamente desde a pandemia, e essa é uma constatação de muitos nesse período. O desafio tem sido equilibrar vida e trabalho, especialmente quando tudo acontece ao mesmo tempo, no mesmo espaço físico! E sim, MUITO grata por ter um emprego quando mais da metade da população ativa está sem trabalho.

ATIVIDADE FÍSICA – Dia 17 de março foi o último dia que fui a academia, que frequentava quase que diariamente. Nos primeiros 30 dias Tentei manter o ritmo e malhar em casa mas sinceramente, achei bem chato, e parei com tudo. Estou sedentária desde então. Nesse meio tempo as academias foram reabertas, e estou ensaiando o meu retorno.

Abril/20 – Eu tentando malhar sozinha em casa. Não deu pra mim.

CONSUMO – Trabalhando em casa, pra começar a maior parte das minhas roupas e acessórios estão sem uso, pois a maioria é muito voltada para ambiente de escritório – até porque ainda não vejo necessidade de usar blazer em casa HAHAHAHA Usando menos, menos necessidade de comprar.

Maquiagem? Nunca mais comprei. Ainda tenho muita coisa, zero necessidade. Consegui inclusive passar imune ao frenesi do lançamento da Fenty Beauty no Brasil! [risos] . Até porquê… pra que make se o rosto será a maior parte do tempo coberto pela máscara, não é mesmo ? Eu ainda uso, mas tenho desencanado bastante de usar maquiagem .Hoje uso make para trabalhar quando considero necessário, mas definitivamente não faço isso diariamente. É o que faz sentido pra mim hoje.

Ao mesmo tempo, a queda nas vendas tem feito surgir muitas oportunidades de boas compras, e sinceramente, se vejo algo que faz sentido no meu acervo pessoal e com um preço justo, compro sim! Alguma alegria a gente tem de ter nessa vida né? Mas sem exageros e principalmente sem me endividar para isso.

Eu, maquiadinea para começar um dia de trabalho. Agosto,2020.

AUTOCUIDADO – Esse é o campo mais afetado pela pandemia, que conjugou a pausa nas minhas atividades físicas, com um aumento da carga de trabalho, o medo e a enxurrada de notícias desoladoras nesse período. A saúde mental tem sofrido bastante, com o sono de qualidade ruim e o cansaço mental e emocional muito grandes. Tenho usado todas as ferramentas disponíveis para manter minha ansiedade e depressão controlados. Mas é um desafio diário.

Uma coisa que decidi desde o começo da pandemia era não passar o dia de pijama. PRA MIM é importante estar arrumada, até porque faço muitas reuniões com vídeo. Mas até isso eu e muita gente foi desencanando com o tempo, na medida que o “novo normal” foi se estabelecendo. E no dia que uma colega americana entrou na videoconferência de boné e camiseta eu definitivamente relaxei! [risos]

Outra questão que passei a me atentar , é o questionar a necessidade de me manter produtiva todo o tempo. Fiz várias lives, adorei todas, estava usando intensamente o instagram e o linkedin, mas chegou uma hora que a energia escasseou. E vi nas redes muita gente passando pelo mesmo. Porque a necessidade de estar produtiva o tempo todo, no fim, parecia muito mais uma tentativa de esquecer o que estávamos vivendo, como se fosse possível. Mas uma hora a minha ficha caiu e eu reduzi o ritmo nas redes sociais, para o meu próprio bem. E tem sido melhor assim.

Além disso, intensifiquei o cuidado com o que tenho alimentado minha mente, tentado não ficar tão obcecada pelas notícias, descansar tanto quanto possível, me permitir parar..tudo isso faz parte da minha jornada de autocuidado.

Agora, se alguém ganhou férias nessa pandemia, foi o meu cabelo! Vive protegido por twists a semana toda, só solto uma vez por semana pra lavar e cuidar. E ele segue lindo crespo e grisalhando no tempo dele.

ALIMENTAÇÃO – Que também é autocuidado né mores? Como meu marido tem trabalhado menos, ele assumiu de vez a cozinha e tem aprendido a fazer receitas mais saudáveis (leia-se menos açúcar refinado, gordura saturada, farinha branca e sal). Com isso quase não como mais comida de rua ou ultraprocessados. Coincidência ou não, meu cabelo e minhas unhas andam mais fortes e crescendo!

Graças a isso, também tenho mantido o peso estável em plena pandemia. O que é uma vitoria por si só, e mais ainda para mim que tenho 3 anos e 11 meses de cirurgia bariátrica. Encontrar uma forma de passar pela pandemia sem descontar toda essa incerteza , medo, solidão e revolta na comida e na bebida, certamente eh um dos maiores desafios pra todo mundo. E não se iludam, aqui em casa vira e mexe rola um docinho, uma pizza ou uma taça de vinho. Mas o equilíbrio foi alcançado e faço isso sem o peso disparar. Ponto pra mim!

VIDA SOCIAL – É de comer? Nunca mais, né gente. Que saudade de juntar o bonde, encontrar família e amigos, sentar e bater um papo AO VIVO sem medo. Viajar? Até o momento, não tive coragem. Passar férias e meu aniversário em casa foi bem frustrante. Recentemente tenho tentado sair um pouco, cercada de todos os cuidados possíveis. Essa parte tem sido especialmente difícil. Mas…seguimos.

No fim das contas, o medo que todos tínhamos que o mundo parasse, se provou justamente o contrário, na maioria dos cenários. A impressão que tenho é que nós os que somos digitalmente conectados, estamos ainda mais acelerados que antes – aprendendo e produzindo muito mais, mesmo confinados.

E o futuro, o que reserva? Não temos ideia. Não sabemos até quando precisaremos viver preocupados, com limitações de deslocamento, e mantendo um distanciamento social de quem amamos. Acho que nunca mais seremos os mesmos. Estamos bem no meio de uma revolução profunda na forma de viver , trabalhar, aprender, consumir e nos relacionar e nesse momento há mais dúvidas que certezas.

Não sou otimista em pensar que a humanidade sairá coletivamente melhor desse momento da história. Mas a pandemia tem servido pra entendermos o que realmente faz sentido, o que realmente tem valor nas nossas vidas. E isso por si só já nos faz viver e agir diferente.

A meta é chegar viva ao final dessa fase e temos no mínimo mais um ano para vivenciar essa pandemia (eu não acredito que surja uma vacina eficiente e em larga escala até meados de 2021).

Até lá, vamos respirar fundo, focar no que realmente interessa, cuidar de quem amamos e, se possível, pagar os boletos. Tudo isso regado a muito álcool gel e de máscara!

E você, que mudanças tem vivenciado desde que a pandemia começou?

Tagged under: coronavirus, saude mental

What you can read next

Projeto 101 coisas em 1001 dias! Liste e realize suas metas!
Precisamos falar sobre Networking!
25 de Julho – Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha

1 Comment to “ 180 dias de Covid-19”

  1. Denise says :Responder
    7 de setembro de 2020 at 21:03

    Amiga, parece que estamos juntas. Só falo com meu pai por chamada em vídeo, mas meus irmãos vão lá, sem máscara, fazem festa e não tão nem aí. O que mudou para mim é que a minha sala virou sala de aula e escritório da filha da neta. Então eu tenho ficado a maior parte do tempo na minha escrivaninha no meu quarto. Felizmente tenho um espaço so para mim.
    Vai passar.
    Fique bem.
    Beijo, menina

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar

Olá!


Sou Cacau. Tenho 49 anos, sou profissional de TI, Lider de projetos de Diversidade & Inclusao no Mundo Corporativo, e blogueira desde 2005. Entre tantas outras coisas que poderia dizer sobre mim. Tenho um Instagram de mesmo nome, o @cacau.style.

Mas esse blog eh sobre o que mesmo? Eh sobre….vida. Falo um pouco de tudo. E sobre como tenho buscado a minha melhor versão.

E espero que ao compartilhar minha jornada, possamos todos trocar vivencias e crescer juntas - Sendo melhores profissionais, revendo nossos conceitos, cuidando da nossa saúde e beleza e das nossas relações. Porque na maturidade a gente já entendeu que somos um mundo de coisas e todas tem sua importância.

Vamos conversar?

Posts recentes

  • Cheguei em Copa…e não estou sozinha.

    Então..se você me segue no meu instagram @cacau...
  • Amor é para quem tem coragem e…paciência.

    A frase mais ouvida /dita entre quem hoje busca...
  • Cirurgia Bariátrica…devo operar?

    Conversando com uma pessoa recentemente, ela ex...
  • A mulher que tenho me tornado.

    A mulher que tenho me tornado, me custa muito. ...
  • 25 de Julho – Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha

    Dia 25 de julho é o dia da Mulher Negra Latina ...
  • Consultoria de Moda e Estilo – Minha experiência!

    Modéstia a parte eu me considero elegante. Acho...
  • Maturidade, meia idade e velhice

    Um belo dia de 2018 eu, sabe-se lá por que moti...
  • #4: Autocuidado & Redes Sociais

    Pode parecer contraditório uma blogueira falar ...
  • Precisamos falar sobre Aposentadoria!

    Se você ,como eu, tem mais de 40 anos, seus pai...
  • Precisamos falar sobre Networking!

    Esses dias aconteceu um fato que me fez querer ...

Categorias

  • Autocuidado
  • Consultoria de estilo
  • Desenvolvimento Pessoal
  • Finanças
  • LifeStyle
  • Sem categoria

© 2020 - Todos direitos reservados - Cacau Style.
AlquimiaMkr.

TOP